A consultoria ambiental tem como principal função analisar possíveis danos ambientais que uma empresa ou projeto podem causar. Esses impactos podem ser frutos de descarte de resíduos, recursos ambientais mal utilizados e instalações mal planejadas, por exemplo.
Dessa forma, ao contratar esse tipo de consultoria, o objetivo é permanecer de acordo com todas as políticas ambientais. Com isso, sua empresa evitará multas e sanções, além de fazer com que a sua organização não seja prejudicial ao meio ambiente e nem desenvolva uma imagem danosa perante à sociedade.
Ou seja, ao contar com o serviço prestado por um consultor ambiental, há uma maior harmonia entre a qualidade da atuação organizacional e a manutenção do meio ambiente. Nesse sentido, portanto, o próprio posicionamento da empresa no mercado será influenciado positivamente.
Assim, algumas das ações realizadas por uma consultoria ambiental são:
- Elaboração de estudos ambientais do meio biótico, abiótico e antrópico;
- Restauração de rios e mananciais;
- Ações de reflorestamento.
Esses cuidados são fundamentais para a preservação ambiental, principalmente, a fim de evitar algum acidente ou incidente ecológicos.
Uma consultoria ambiental pode atuar em diversos projetos, por exemplo, como a compra de um terreno. Nesse aspecto, o profissional responsável realiza um estudo de viabilidade ambiental, através do qual é possível verificar os níveis de contaminação ou de poluição do local e avaliar qual qual a área útil do terreno.
A área útil, por sua vez, é a área total menos a Reserva Legal, APP e demais possíveis áreas de restrição estabelecidas por legislação municipal.